top of page
Era uma, eram duas...
Certa vez, eu ouvi um livro contar,  (os livros, eles  já me contaram tantas  coisas...) que, uma professora que mora em outro continente, lá na Europa, na Alemanha, professora muito corajosa, muito empolgada,  tinha em sua sala de aula muitos alunos estrangeiros procedentes de contextos familiares de muitas perdas, pois seus países de origem  viveram guerras, e  as famílias necessitaram fugir para sobreviverem indo para a Alemanha.
Essa professora, curiosa e motivada,  conheceu e participou de muitos workshops de Bert Hellinger, daí ela ficou tão entusiasmada com a filosofia e os ensinamentos que adquiriu com ele das constelações familiares, que ela teve a idéia de levar as Constelações  para as suas aulas, com seus alunos na escola, isso lá nos anos 90.

O nome dessa professora¿?Marianne Franke-Gricksch. E ela fascinada, presenciou transformações em seus alunos, principalmente os estrangeiros! com as constelações familiares,

Foi até aconselhada pelo próprio Bert Hellinger a escrever um livro sobre tudo que ela fez na escola.  E ela escreveu "Você é um de Nós" no Brasil publicado pela Editora Atman.  Desde então, ela viaja por muitos e muitos países do mundo para ensinar outros professores a trabalharem com tudo que ela aprendeu,  aqui no Brasil  também!                                          

Então, outro livro me contou que, num país distante daqui, uma menina mexicana  sonhou com uma escola diferente daquela que conhecia até então. A menina mexicana, hospedou esse lindo sonho por muito tempo, ela  passava horas pensando - como os alunos podiam  aprender com mais facilidade?

 Em 1999, a menina já agora Professora e Mestre em  Pedagogia, conheceu Bert Hellinger, ela ficou maravilhada ao conhecer os princípios das “Ordens do Amor”* assim batizadas por Hellinger, então ela pensou - hum, mas isso podemos levar às escolas!

E como desde menina já era sábia, ela despertou seu impulso para criar uma proposta de escola inspirada nas “Ordens do Amor”, que denominou de Pedagogia Sistêmica, com aplicação entre os pais, alunos, a equipe escolar, diretores e curriculum escolar, incluindo o conceito das Constelações Familiares de ancestralidade, memória genética, e sistemas.  

E aí ela explicou que, essa é uma nova postura  de olhar para o processo educativo escolar, onde a família, a história de vida e a história transgeracional (a história dos nossos antepassados), o lugar que o aluno ocupa dentro da sala de aula, o lugar do professor estão contemplados.  Onde a escola  está a serviço da família, e não mais apenas a serviço do aluno.

A menina mexicana que se tansformou em Professora,  Mestre em Pedagogia e Diretora Acadêmica da Escola Emílio Cárdenas no México que vai da Educação Infantil ao Doutorado, ganhadora de prêmios nacionais e internacionais, chama-se Angélica Olvera Malpica, e ela já levou essa sua nova metodologia escolar também chamada de “Pedagogia do Amor” para vários países além do México, foi para a  Espanha, Colômbia, República Dominicana, e o ano passado o curso de Pedagogia Sistêmica-Cudec com abordagem Bert Hellinger, chegou ao nosso país, o Brasil.

 Ela também escreveu livros, que ainda não foram traduzidos para o nosso idioma, sabe quais?

- El exito es tu história

- Talento transgeracional

- Co-autora com Bert Hellinger de Inteligencia Transgeracional - sarando las heridas del pasado

- Pedagogía Sistémica Cudec

​

Natália Nogueira

*   ORDENS DO AMOR 

 Bert Hellinger  descobriu 3 leis naturais/sistêmicas que regem os relacionamentos humanos. Além de uma consciência individual, atua no sistema outra consciência  coletiva, familiar. As 3 leis funcionam como a lei da gravidade, independente de nós acreditarmos, concordarmos ou discordarmos delas.

​

1. PERTENCIMENTO - Toda nossa família, os que estão vivos ou não, pertence ao Sistema Familiar, independente de termos ou não convivido com eles, e  quem foram eles. Para o sistema, todos pertencem igualmente.

​

2. ORDEM - Quem chegou primeiro tem precedência sobre quem chegou depois. 

​

3. EQUILÍBRIO - Quem  dá e  quem recebe fica em paz, se o dar e o receber, for equivalente.

​

​

 

bottom of page